quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Saira 7 cores


Obra da aula dessa última segunda-feira.

domingo, 21 de fevereiro de 2010

ORAÇÃO DE CÁRITAS



Psicografada na noite de 25 de dezembro de 1873 pela médium Madame W, Krill, num círculo espírita de Bordeaux, França.

____________

Deus nosso Pai, Vós que Sois todo poder e bondade.
Dai a força àquele que passa pela provação.
Dai a luz àquele que procura à verdade.
Ponde no coração do homem a compaixão e a caridade.

DEUS,
Dai ao viajor a estrela guia,
Ao aflito a consolação,
Ao doente o repouso.

PAI,
Dai ao culpado o arrependimento,
Ao espírito a verdade, A criança o guia
Ao órfão o pai

SENHOR,
Que a Vossa bondade se estenda sobre tudo que criaste.
Piedade Senhor para aqueles que não Vos conhecem,
A esperança para aqueles que sofrem.

Que a Vossa bondade permita aos espíritos consoladores
Derramarem por toda parte a paz, a esperança e a fé.

DEUS,
um raio, uma faísca do Vosso amor pode abrasar a terra.
Deixai-nos beber nas fontes esta bondade fecunda e infinita

e todas as lágrimas secarão, todas as dores acalmar-se-ão.

Uma só oração, um só pensamento subirá até Vos,
como um grito de reconhecimento e de amor.
Como Moisés sobre a montanha
nos Vos esperamos com os braços abertos
Oh bondade ! Oh beleza ! Oh perfeição !
E queremos de alguma sorte alcançar Vossa misericórdia.

DEUS,
Dai-nos a força de ajudar o progresso

a fim de subirmos até Vos.
Dai-nos a caridade pura.
Dai-nos a fé e a razão.
Dai-nos a simplicidade, que fará de nossas almas...
um espelho onde se refletirá a Vossa Santa e Misericordiosa imagem.

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

O carnaval acabou...

Cinzas... Quarta-Feira de Cinzas...


O carnaval veio e se foi. E por enquanto eu continuo aqui. Hoje acaba minha folga mas meu "probleminha" (protusão discal) ainda esta no começo.
Programado para amanhã aquela telefonada pra chefia, para ver como vai ficar...
SHIT!!!

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Grito (de dor) de carnaval IV




Foto de orquidea na recepção do andar.
Estou no meio de uma seção de choquinhos na coluna. Preciso saber do meu futuro amanhã. Está incomodando bastante.

- Posted using BlogPress from my iPhone

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Grito (de dor) de carnaval III







Terceiro dia internado. O ortopedista (são ossos do ofício) disse que eu lesionei um anel que segura um disco intervertebral, algo assim. E que vai me custar uns dias de molho, que a dor vai demorar para passar e tal. Estou preocupado... Vou realmente ter que encarar uma dieta e exercícios. Já esta rolando um fisioterapia, com direito a choquinhos nas costas e puxadas nas pernas.
Ainda doi muito.
Merda! Droga!

- Posted using BlogPress from my iPhone

domingo, 14 de fevereiro de 2010

Grito (de dor) de carnaval II





Final do primeiro dia internado. Só agora consegui me levantar para tomar banho e usar o banheiro. Chega de xixi no "papagaio". Fiz um ressonância, mas o resultado só sai amanhã. Tramal na veia e muuuuiiiita sonolência.

- Posted using BlogPress from my iPhone

sábado, 13 de fevereiro de 2010

Grito (de dor) de carnaval I





Mais um Carnaval insólito. Fui pegar meu filhinho no colo quando senti como que uma facada nas costas. Fiquei caído no corredor do prédio dos meus pais, morrendo de dor e sem conseguir me levantar, por uns duas horas até chegar o resgate. Detalhe: estava tendo uma festa no salão do prédio, e os convidados iam chegando e presenciando aquela cena dantesca, eu estatelado ali no chão, como se fosse um vaso quebrado.
Saldo da bagunça: estou internado e digito este post direto da cama... Viva a internet móvel!!!
Enviado de meu iPhone

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Uma questão de energia I


Hoje parei para pensar em uma palavra mal compreendida: energia. A palavra energia vem do grego "trabalho". Na wikipedia você pode ver mais definições. Mas vamos ao que interessa.
Lembro-me de ver na tv, em qualquer filme que remeta ao começo do século XX ou séculos anteriores, grandes máquinas movidas a vapor, o que me fez associar tais dispositivos a conceitos como antiquado, velho e ultrapassado (afinal de contas ninguém tem em casa coisas como toca discos a vapor, geladeira a vapor, etc). O moderno era elétrico-eletrônico.
Qual não foi a minha surpresa, ao entrar na Petrobras, descobrir que aqui (como em muitos lugares, aliás) o vapor ainda não só é usado como é uma das fontes mais importantes da tal energia.
Como assim? Simples. A energia é igual a trabalho, certo? Vou citar um exemplo, para facilitar: num liquidificador, trabalho é mover a lamina do aparelho para liquidificar-moer-triturar. O liquidificador poderia ter uma manivela (nunca vi um assim) para você fazer força (trabalho dos seus músculos) e realizar o trabalho de mover a lamina. Mas isso não é prático (além de ser cansativo). A solução é arrumar outra fonte de energia. No caso dos liquidificadores atuais, um motor elétrico faz a força. Mas o motor não faz a força "do nada". Na verdade a força vem da energia elétrica, que o motor elétrico transforma em movimento (não vou entrar em detalhes de como ele faz isso no momento. O que importa é que ele faz e pronto).
Mas o que isso tem a ver com o vapor? Simples de novo! A energia elétrica não "brota do nada". Ela tem que ser produzida transformando uma forma de energia qualquer em energia elétrica. No seu celular, energia química da bateria é transformada em energia elétrica (o contrário acontece quando você recarrega a bateria na tomada). No caso do liquidificador, que vai ligado na tomada, a energia elétrica é criada a partir da energia potencial (de uma represa - energia hidroelétrica), da energia ionizante (da desintegração do urânio - energia nuclear) ou energia térmica (da queima de algum combustível - energia termoelétrica). Todos esses lugares ficam longe de casa, logo a energia precisa ser levada de onde ela é produzida até onde ela é consumida. A energia elétrica é fácil de ser produzida e finamente controlada, segura e é pratica de ser levada de um ponto para outro. Mas nem sempre. Algumas vezes você pode querer poder mais bruto (muita energia) que seria pouco pratica de ser transferida de um ponto para outro, o que exigiria cabos muito espessos devido à alta corrente elétrica. Tem também o custo. Grandes turbinas a vapor (de alta potencia) são mais baratas do que as elétricas. Nesses casos, produzir o vapor (ao invés de produzir vapor para mover um gerador e produzir eletricidade) e transportá-lo para onde você quer realizar o trabalho, como mover uma turbina (que é um moderno motor a vapor), sai mais em conta do que o seu equivalente elétrico.
Mas não é bom para fazer funcionar seu liquidificador.

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Aulas de pintura II


Como eu já disse anteriormente... volta as aulas de pintura no Atelier da Clélia Maluf.
No momento estou aperfeiçoando minha técnica de aquarela. Dando uma sapeada na net encontrei alguns sites sobre o assunto, inclusive com vídeos. Infelizmente tudo em english, of course...

Free watercolor painting lessons on video
Watercolor Secrets - Curso passo-a-passo

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

De uniforme...

Olha a cara de mau (rs) do cidadão. Traje típico do peão funcionário da PB. Pijamão cinza manga longa. Óculos de proteção (uvex escuro) e rádio na cinta. Falta só o capacete.

Volta as aulas


Ontem a noite voltei as aulas de aquarela. Resultados timidos, porém não perdi a mão...


segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Mensagem inicial

Boa tarde a todos.
Um lugar para publicar minhas ideias, meus trabalhos em aquarela e pastel, meus desenhos e rabiscos, minhas fotos, minhas viajadas, desaba(fa)r.
Repositório de ideias obscuras, fatos verídicos (ou não), momentos de lucidez iluminada e tempestades cerebrais em geral.