
Hoje parei para pensar em uma palavra mal compreendida: energia. A palavra energia vem do grego "trabalho". Na wikipedia você pode ver mais definições. Mas vamos ao que interessa.
Lembro-me de ver na tv, em qualquer filme que remeta ao começo do século XX ou séculos anteriores, grandes máquinas movidas a vapor, o que me fez associar tais dispositivos a conceitos como antiquado, velho e ultrapassado (afinal de contas ninguém tem em casa coisas como toca discos a vapor, geladeira a vapor, etc). O moderno era elétrico-eletrônico.
Qual não foi a minha surpresa, ao entrar na Petrobras, descobrir que aqui (como em muitos lugares, aliás) o vapor ainda não só é usado como é uma das fontes mais importantes da tal energia.
Como assim? Simples. A energia é igual a trabalho, certo? Vou citar um exemplo, para facilitar: num liquidificador, trabalho é mover a lamina do aparelho para liquidificar-moer-triturar. O liquidificador poderia ter uma manivela (nunca vi um assim) para você fazer força (trabalho dos seus músculos) e realizar o trabalho de mover a lamina. Mas isso não é prático (além de ser cansativo). A solução é arrumar outra fonte de energia. No caso dos liquidificadores atuais, um motor elétrico faz a força. Mas o motor não faz a força "do nada". Na verdade a força vem da energia elétrica, que o motor elétrico transforma em movimento (não vou entrar em detalhes de como ele faz isso no momento. O que importa é que ele faz e pronto).
Mas o que isso tem a ver com o vapor? Simples de novo! A energia elétrica não "brota do nada". Ela tem que ser produzida transformando uma forma de energia qualquer em energia elétrica. No seu celular, energia química da bateria é transformada em energia elétrica (o contrário acontece quando você recarrega a bateria na tomada). No caso do liquidificador, que vai ligado na tomada, a energia elétrica é criada a partir da energia potencial (de uma represa - energia hidroelétrica), da energia ionizante (da desintegração do urânio - energia nuclear) ou energia térmica (da queima de algum combustível - energia termoelétrica). Todos esses lugares ficam longe de casa, logo a energia precisa ser levada de onde ela é produzida até onde ela é consumida. A energia elétrica é fácil de ser produzida e finamente controlada, segura e é pratica de ser levada de um ponto para outro. Mas nem sempre. Algumas vezes você pode querer poder mais bruto (muita energia) que seria pouco pratica de ser transferida de um ponto para outro, o que exigiria cabos muito espessos devido à alta corrente elétrica. Tem também o custo. Grandes turbinas a vapor (de alta potencia) são mais baratas do que as elétricas. Nesses casos, produzir o vapor (ao invés de produzir vapor para mover um gerador e produzir eletricidade) e transportá-lo para onde você quer realizar o trabalho, como mover uma turbina (que é um moderno motor a vapor), sai mais em conta do que o seu equivalente elétrico.
Mas não é bom para fazer funcionar seu liquidificador.
Nenhum comentário:
Postar um comentário